Uma grande aventura nas Technovation Girls


MARTA DUEÑAS BECERRIL
 

España, Zaragoza
 

Technovation Girls, em perspectiva, uma grande aventura que nos levou onde nunca sonhamos em ir, e se tivesse sido realizada pessoalmente, a viagem ao Vale do Silício teria sido ainda melhor que grande!

Publicado em 21/9/2022

MARTA DUEÑAS BECERRIL

 

Graças ao apoio recebido e à NTT DATA por nos dar esta oportunidade!

Queremos contar a experiência que significou para nós desenvolver este projeto, é extraordinário nos apresentarmos com meninas, que sem treinamento ou experiência prévia, apresentando-se pela primeira vez, alcançaram o topo no desafio mundial.

 

CAROL JIMENEZ y MARTA ORTIGOSA
Mentores

Como mentores, quando nos juntamos a esta grande equipe de Menudas Mentes, sabíamos que tínhamos um grande desafio pela frente, para inspirar, desfrutar e ensinar estas meninas que estavam prestes a fazer algo muito grande. E, claro, para dar a elas e suas mães a confiança de que eram capazes de enfrentar o desafio da Tecnovação, isso e muito mais.

  Como meninas e mulheres, temos que acreditar em nós mesmas, em nossas habilidades e saber que podemos fazer qualquer coisa".

Em nossa experiência, fazer parte da Technovation requer um grande compromisso de todos nós, meninas, mães e mentores. Trabalho em equipe, flexibilidade, planejamento, compartilhamento de tarefas e coordenação são algumas das chaves para atingir com sucesso este ambicioso desafio. Não se trata apenas de desenvolver um aplicativo ou, no nosso caso, um modelo de inteligência artificial. Trata-se também de pensar sobre problemas em nossa sociedade, definir desafios que têm um grande impacto, propor soluções e também ter a capacidade de comunicar e compartilhar nossa proposta com o mundo. Este é o verdadeiro desafio da Technovation.

 

O que tiramos desta experiência como mães e mentoras?

A satisfação de ter visto este maravilhoso grupo de meninas crescer, aprender e se divertir, vendo como elas são capazes de enfrentar todos os desafios que são colocados à sua frente.

 

De acreditar em si mesmos, de falar diante da câmera e em inglês, de apresentar seu projeto na TV, do orgulho de passar pelas fases, do reconhecimento de um trabalho bem feito e, claro, de estar entre as 5 melhores equipes do mundo.

 

MARTA DUEÑAS
Mãe e colaboradora

Como a maioria de vocês, eu conheci o projeto através de palavras de colegas. Foi em 2018, Carol me convidou para a final da Tecnovation Girls em Aragón, onde ela estava orientando uma equipe. Adorei o que vi e pensei em poder formar uma futura equipe quando minha filha Estela pudesse participar.

Meu espírito foi despertado neste chamado do passado. A procura de mentores não me custou muito, Carol imediatamente se voluntariou e ela mesma convenceu Marta. Procurar meninas era um pouco mais difícil, a maioria delas tem a tecnologia como hobby e têm muito medo de sair desse caminho, é necessário fazer muita didática com elas e, por extensão, com as crianças também!! Quem teria pensado então que eu estava procurando o embrião de uma equipe vencedora?

Como mãe, tenho que dizer que nosso trabalho é essencial em uma equipe de meninas tão jovens. Coordenar neste mundo ocupado e cheio de atividades extracurriculares é uma verdadeira arte, e ainda mais se você chegar à final.

Temos sido uma equipe vencedora porque todos nós somos excepcionais. Os melhores tecnólogos como mentores; mães e pais que fizeram o possível e o impossível para que as meninas estivessem prontas quando necessário; e é claro que as meninas, comprometidas e inteligentes, tiveram que ser capazes de responder às adversidades, como enfrentar a final longe de suas colegas de equipe, cada uma delas estando em uma parte diferente da Espanha.

Durante este tempo, vi como as meninas desenvolveram habilidades tecnológicas, bem como uma grande confiança em si mesmas e em seus colegas de classe, o que as levou a realizar um trabalho de equipe que é muito difícil de ser superado em qualquer outro tipo de atividade.

 

É uma experiência que eu recomendaria a todas as famílias. Finalistas ou não-finalistas são sempre vencedores do conhecimento e da experiência gratificante.

 

 

 

 

 
 

Comente sobre esta experiência