Tech4Change Voluntariado


Miguel EstebanCobo
 

España, Madrid
 

Em março passado, realizamos as oficinas Tech4Change, um programa destinado a reduzir as taxas de evasão escolar através do uso da tecnologia. Participaram alunos do 1º e 2º ESO da escola secundária IES Marqués de Suanzes, em colaboração com a United Way e a Creática.

Esta iniciativa é organizada pelo escritório da NTT DATA Madrid e pela NTT DATA FOUNDATION.

Publicado em 05/5/2022

Miguel EstebanCobo

 

Durante as sessões os ensinamos a programar um videogame arcade como Pokemon ou Cell ou Mario Bross, aqueles jogos que adorávamos quando éramos pequenos e que poucos deles tinham ouvido falar, muito menos jogado em suas versões originais, da era Game Boy.


Tudo isso nos fez lembrar nossos primeiros anos no mundo dos videogames e de quanto progresso foi feito nesse campo, mas acima de tudo nos fez lembrar de nossos anos de escola, aquele caos característico em uma classe do ensino médio quando você quebra a rotina e lhes ensina algo completamente novo e diferente do que eles estão acostumados.
Estas sessões foram muito reconfortantes por causa do envolvimento dos alunos, cujo entusiasmo para fazê-lo e acompanhar a aula era evidente, e sobretudo porque sempre há vários que surpreendem com sua originalidade e talento, como um aluno que criou um personagem em apenas 2 minutos.

O evento de encerramento foi realizado no dia 25 de abril e alguns dos alunos das oficinas onde os ensinamos a programar e a pilotar drones vieram para o evento.
Nos reunimos na La Nave em Madri, onde os alunos foram colocados em pares, cada par recebeu um drone e uma tábua e... para programar e voar!


O fato de misturar o uso de zangões com o uso de comprimidos já era muito estimulante, mas eles também aprenderam a pilotar um zangão para seguir uma trajetória que eles tinham programado com antecedência... Foi incrível!
A Asociación Creática organizou a sessão e forneceu o material, assim como os obstáculos que os zangões encontraram em La Nave, por exemplo, arcos com luzes para que os zangões pudessem passar pelo centro, dar a volta e fazer piruetas.

Uma atividade onde não só os jovens se divertiam, mas também os adultos passavam o mesmo tempo ou até melhor do que eles.

Altamente recomendado, eu os encorajo a todos a participar da próxima edição!
Com os melhores cumprimentos!!!!!!!!!